terça-feira, 14 de novembro de 2017

O que deveria ser um debate.

Aconteceu um causo na internet que me incentivou a fazer essa postagem de hoje. Um youtuber fez um vídeo mostrando que um grupo de pessoas estavam compartilhando um vídeo editado que fazia parecer que a pessoa estava defendendo uma coisa totalmente absurdo, mas se fosse visto no original não era nada daquilo que ela queria dizer. Essa versão editada do vídeo era apenas compartilhava porque reforçava o ponto de vista que eles defendiam e quem eles deveriam combater e um dos que compartilharam o vídeo em vez de agradecer e mostrar que estava errado e se retratar com os seus seguidores ele ficou muito "pistola" com esse youtuber e levou isso como algo pessoa e um ataque contra aquilo que ele defendia. E para recuperar sua "honra" ele chamou esse youtuber para um debate "do tema que ele quisesse", como se o debate fosse um MMA ou briga de rua verbal.



Vendo essa situação, me preocupa como as pessoas querem estar certas e como elas defendem seu ponto de vista e a forma de ver o mundo que elas não vêem mais o debate apenas como uma troca de argumentos de pessoas que pensam divergentes sobre um assunto, mas como algo que se usa para mostrar como ele é superior intelectualmente ao outro naquele tema e ser o messias que trás o caminho certo para seus seguidores.

Um debate nunca foi sobre ser algo que as pessoas participam para ver quem sabe mais sobre um assunto, mas sim uma discussão de indivíduos que tem pontos diferentes daquele tema e expõem seus argumentos do porque tem aquela visão do assunto, seja com dados científicos, históricos ou pessoais. E descobrir que não estava totalmente inteirado no assunto é bom justamente porque permite você aprender mais sobre o tema debatido e reforçar ou reavaliar seu ponto de vista do assunto.

Caso o debate seja a solução de um problema que a pessoa apresenta, ter uma variedade maior de pontos de vista permite ao individuo ver todas os lados positivos e falhas que a solução que ela apresentou pode ter, permitindo que esta passe a repensar sua solução ou muda-la totalmente para trazer a melhor forma de resolver o problema.

No fim das contas, num debate quem está errado é quem acaba ganhando, pois isso permite que ela veja onde ela falhou e onde lhe faltou conhecimento para melhor desenvolver seu argumento, assim ela sabe como se preparar e tornar-se melhor naquilo que foi debatido.