terça-feira, 7 de novembro de 2017

Alguns dias sem internet (fixa)

No último fina de semana choveu forte na região onde eu moro e aconteceu o que mais um dependente de sites de gatinho teme: acabou a internet. Depois de um trovão forte perto de casa a energia deu uma piscada e o modem parou de funcionar. Achei de imediato que por causa do pico a internet desligou e logo a conexão voltava ao normal, porém nem ela e nem o telefone fixo (sim ainda existe) que usam a mesma rede não voltaram a funcionar.

Inicialmente liguei para o provedor, que tentou restabelecer a conexão via reiniciar produto e outros comandos lá e nada. Só depois de um dia que minha família descobriu que a chuva tinha ferrado com a infraestrutura deles tudo e tinha diversos técnicos rodando a cidade substituindo peças danificadas dos postes por onde caminhava o sinal deles.



Depois que um técnico passou e reparou o poste perto de casa achei que finalmente minha abstinência iria acabar, porém só voltou o sinal do telefone fixo, a internet não veio. Achamos que o sinal da internet iria voltar logo em seguida, mas passou um tempo e nada dela voltar. Ligamos para o provedor novamente e realizamos todos os testes que pediram, até ligar o modem diretamente em um notebook para ver se o problema era do roteador, mas nada adiantou, continuávamos sem internet. Então ficou determinado que um técnico iria passar em casa hoje para ver se precisará trocar o modem ou que outro reparo precisará ser feito.

Bem estou desde sábado de tarde (hoje é terça, hora do almoço) e passei esse tempo se internet fixa, dependendo exclusivamente da minha internet móvel, isso me salvou de ficar 100% desconectado e sofrer de abstinência total do mundo online, porém nesse tempo tive que mudar a forma que uso a internet pois agora eu tenho a franquia de uso contada.

Tendo a internet limitada eu consegui ver alguns pontos positivos, como por exemplo, eu aproveitei mais para consumir mais conteúdos de texto, passei mais tempo de notícias, reviews de produtos novos, livros, e fora isso eu consegui também ouvir um pouco mais de música (dentro do meu plano tem um app de música que não consome dados), e fiquei um pouco mais participativo em redes sociais como o twitter, que no geral eu mais leio do que escrevo. Com o maior uso destes meios de entretenimento me deu a sensação do tempo estar passando mais devagar ou sendo melhor aproveitado, acredito que por serem atividades que requerem que eu seja mais proativo que apenas ficar olhando uma tela passando imagens e reproduzindo sons.

Bem, acabaram de ligar de casa e o técnico já acho a solução pro problema de internet de casa. Quando chegar em casa vai estar tudo normalizado, creio eu. É muito provável que eu volte a usar a internet mais para ver vídeos do que leitura, mas espero que com essa abertura que a limitação me deu de redescobrir os outros usos me permitam variar mais no que fazer online e offline.